Como se forma um profissional de expografia?

Como se forma um profissional de expografia? De que área ele vêm? É um arquiteto, um designer, um publicitário, um museólogo, ou o que?

Com esta questão, Marília Xavier Cury encerrou a sua fala na minha apresentação do mestrado. Desde então venho refletindo a respeito.

Muita coisa mudou nestes últimos anos. Expografia parece ser o assunto da moda. Os número de cursos e profissionais que procuram se especializar na área tem crescido nos últimos anos. A preocupação com o tema tem aumentado (graçaaaaas a Deus) e isso fez com que o interesse geral, no Brasil e Exterior, aumente cada vez mais.

Novas pesquisas de mestrado e doutorado estão pipocando. Quando fiz o meu mestrado, o tema era praticamente único. Outro dia, conversando com a minha antiga orientadora, ela disse que cada vez mais tem sido procurada por pesquisadores da área querendo orientação para estudar exposições. Há um ano, na França, conheci um casal francês, que a filha era profissional de expografia e eles disseram: é a profissão da moda aqui na Europa.

Por isso, fiz uma breve pesquisa de cursos de pós graduação existentes na área. E os cursos com disciplinas na área de exposições são, basicamente:

USP 

Programa de pós graduação Interunidades em Museologia. Disciplina: Comunicação e Expografia

Programa de pós graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Disciplina: Espaços da Arte: história das exposições e arquitetura de museus

Senac

Pós Graduação em Design de Interiores. Disciplina: Expografia

Pós Graduação em Curadoria em Arte. Disciplina: Museografia, Expografia e Comunicação

Belas Artes

Pós graduação em Museologia, colecionismo e curadoria. Disciplinas: Montagem de Exposições: processos ; Montagem de Exposições: Sistema de Ações Museológicas; Concepção, Planejamento de exposições

Faculdade Paulista de Artes

Pós graduação em Curadoria e Montagem de Exposições

Percebe-se que o posicionamento deste profissional ainda é interdisciplinar, pois ele tem que ter conhecimentos em diversas áreas, como:

  • Arquitetura: ler plantas, entender sobre percursos e a relação dos elementos com o espaço construído.
  • Design gráfico: analisar a relação das cores com o tema, escolher uma tipografia adequada que converse com o tema e que esteja localizada de forma que o observador consiga ler confortavelmente, pensando tanto na posição em que observador estará (evitando contorcionismos ou dores em pescoço e coluna) quanto na distância dele para o suporte (pensando que a fonte não pode ser nem pequena demais, nem grande demais), o que exige inúmeros testes a respeito. O projeto gráfico deve ser atraente, pensando que este formato – a exposição – é único e tem um funcionamento muito diferente de um livro ou um site.
  • Design Industrial: muitas vezes o profissional é requisitado a pensar na forma do suporte da exposição. Em geral, com o apoio da empresa que produz os suportes, é possível fazer um projeto para isso.
  • Museologia e Museografia: Sem um conhecimento do conteúdo e do público que frequenta esta exposição, é muito difícil estabelecer um discurso coerente, um percurso adequado, uma exposição em que todas as áreas conversem. A base da expografia começa aqui.

Portanto, respondendo a expografia é interdisciplinar, atravessa diversas áreas e a formação do profissional não se dá por apenas um curso de pós graduação ou uma graduação. Mas por uma formação abrangente, atravessando diversas áreas. Mas claro, isso para fazer exposições de qualidade.

8 comentários sobre “Como se forma um profissional de expografia?

  1. Olá muito importante ler a tua breve apresentação, acredito muito no entendimento da expografia como aliada para designers, estou fazendo mestrado no tema aqui na Esdi Uerj RJ, e te acompanho lembra ? abraço

  2. Olá Renata! Parabéns pela iniciativa! Sigo todos os seus textos, sua página no face e etc. Sou estudante de Museologia aqui da UFMG e minha linha de pesquisa enveredará muito para o lado da expografia e arte. Vi que mencionou uma escola de Belas Artes, de qual universidade esta pertence? Estou quase no fim da graduação e me encontro um tanto perdido quanto à escolha de um mestrado que ligue diretamente à expografia. Adoraria trocar ideias com você. Desde já agradeço!! Um abraço.

    1. Olá Lucas, tudo bem? Muito obrigada! A Escola de Bela artes é esta: http://www.belasartes.br e o curso pode ser visto em: http://www.belasartes.br/pos-graduacao/?pagina=cursos&curso=museologia-colecionismo-curadoria

      Em Minas eu não cheguei a pesquisar os mestrados existentes, mas acredito que já exista algo na área. Porém, a maioria ainda está em São Paulo. Porém, se você tiver a oportunidade, busque opções na Europa (França ou Inglaterra). Acredito que no México (sim, ele mesmo) devam existir bons cursos também, dada a qualidade expográfica impressionante da maioria do museus.

      abraços,

      Renata

  3. Senti muita falta da colocação de um Designer de Interiores entre os profissionais. Acabei de fazer uma grande exposição no meu Estado e trabalhei intensamente com plantas , acessibilidade, senso estético, atmosfera criadas, luminotécnica e tudo que remete a um designer de interiores dentro de uma expografia .

  4. Olá, Renata.
    Senti falta da colocação do Designer de Interiores no seu texto , acabei de fazer uma importante exposição no meu Estado . O Designer de interiores trabalha interiores inclusive de galerias e museus. Meu trabalho contemplou luminotécnica, atmosfera criada, acessibilidade, adequação de espaço, criação de novos modos de expor além dos que a galeria oferecia, inclusive imersão em pesquisa e na parte gráfica. Sigam @expoararipecoutinho para visualizar.

    1. Olá Luciana, tudo bem? Realmente a gama de profissionais que trabalham em exposições é bastante ampla. E as formações vem das mais diversas aéreas também. Às vezes áreas bem pouco afins, a princípio. De qualquer maneira agradeço a colaboração e em breve farei a alteração deste texto incluindo mais algumas áreas. Obrigada novamente. Renata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s