Visita ao museu do museu. Em um mundo de exclusividade e luxo.

Grande Museu egípcio: fachada.

A experiência de ser o primeiro parece ter vindo para ficar. Depois de Gaudi, na Sagrada Família, ter marcado a sua obra pelo click instantâneo e quase exclusivo, agora vários museus tendem a vender experiências únicas a preços exorbitantes.

E é isso que ocorre no Grande Museu Egípcio, que será inaugurado em 2020. A obra com custo faraônico – cerca de 1 bilhão de dólares – fica próxima as pirâmides e pode ser visitada com exclusividade por cerca de 4 horas ao módico custo de US 250,00 ou mais de R$ 1.000,00 na cotação de hoje.

A visita exclusiva permite que você seja o primeiro a tirar uma selfie em frente aos artefatos encontrados na Tumba de Tutancâmon ou ainda possa fazer a sua pose junto com a colossal estatua de Ramses II (e quem sabe se dar conta da própria pequenez).

Grande Museu Egípcio e a estátua de Ramses II.

A necessidade de viver uma experiência única e marcante – ou ainda de ser o primeiro – tem marcado fortemente a sociedade contemporânea e isso invadiu o mundo das exposições.

Não importa onde você vá, mas tem que visitar aquele museu que ninguém foi, ou aquela exposição que ninguém conhece e, claro, registrar e postar para mostrar que a sua importância equivale a de Ramses II, dado que você foi o primeiro a estar lá com ele na sua nova casa.

Os museus, por sua vez, descobriram nas selfies uma grande ferramenta de marketing e arrecadação.

Em cerca de 10 anos as redes sociais transformaram também a experiência expográfica: ao invés de “proibido fotografar” hoje os museus permitem e estimulam as selfies. E criam exclusividade e luxo a preço de ouro para que você seja o primeiro a fazer um clique (ou milhares deles) e postar na sua rede social.

_________

Curta nossas redes sociais:

Insta: @criticaexpografica | Face: facebook.com/criticaexpografica

_________

Crítica Expográfica é escrito por Renata Figueiredo Lanz, que, além de produtora de conteúdo neste blog também é diretora de criação da Renata Figueiredo | design gráfico + expografia . Para entrar em contato envie um e-mail para renata@refigueiredo.com.br

_________

Gostou do post ou tem uma outra opinião? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s