Nas exposições o projeto de iluminação podem enfrentar alguns tipos de problemas, tais como:
Excesso de iluminação
O excesso de iluminação provoca ofuscamento: na tentativa de deixar o ambiente claro, pode-se:
- exagerar na quantidade de luminárias
- combinar iluminação natural com artificial gerando ofuscamento
- utilizar grandes panos de vidro transparente, que deixem a luz solar entrar diretamente, incidindo nos objetos expostos ou textos.
Falta de iluminação
Apesar de no exemplo a escuridão ser intencional, esse erro de iluminar pouco tentando criar um “clima” é bastante comum nas exposições.
A falta de iluminação em determinados ambientes, visando causar uma dramaticidade cenográfica, faz com que a leitura dos textos ou das obras seja dificultada ou, as vezes, impossível.
Isso faz com que os visitantes tenham dificuldade de enxergar o que ocorre e percam o interesse pelo que é exposto. Pode parecer estranho, mas o conforto do visitante (físico e emocional) é fundamental para que ele continue na exposição.
Reflexos
Talvez este seja o erro mais comum das exposições. O trabalho com vidros deve ser sempre muito cuidadoso pois os reflexos são inevitáveis, portanto devem ser estudados. Podem ocorrer principalmente de duas formas:
- A iluminação focada em vidros causam reflexos que tornam textos ilegíveis. Além disso, o uso de vidros grossas também faz com que, quando a luz incida neles, os textos se dupliquem, tornando-se ilegíveis também.
- A iluminação natural pode provocar grandes reflexos também, prejudicando a visualização da imagem e a leitura dos textos.
Veja dois exemplos do Musée du Quai Branly em Paris.


Luz focada em textos
A distância inadequada ou o tipo de luminária as vezes pode provocar um efeito de ofuscamento nos textos. Por exemplo uma parede vermelha, com texto branco.
Veja que a foto abaixo foi tirada de lado pois se fosse frontal, a iluminação sobre o texto impossibilitaria a leitura deles. Nesta exposição de Caravaggio, este efeito de ofuscamento ocorria desde a entrada.
Para ver mais sobre esta exposição de Caravaggio: https://criticaexpografica.wordpress.com/2012/06/19/critica-expo-caravaggio-em-bh/
Gostei dos questionamentos, mas acho legal que tivesse também uma solução,como exemplo, dos próprios casos citados. Quais as melhores soluções pra que esse tipo de problema não aconteça?
Pedro, obrigada pela sugestão! Vou elaborar um artigo para responder a estas questões. Abraços, Renata