O que é design de exposições? Qual a diferença entre design de exposições e expografia?

gallery-1678351_1920

A expografia trata do conjunto de técnicas desenvolvidas para projetar e executar uma exposição. Entre essas técnicas estão todos os atributos do design, ou seja, do desenho da exposição.

Pode-se frequentemente confundir o design gráfico com o design de exposições,mas qual a diferença? Em uma exposição, o design gráfico trata da concepção e criação dos layouts dos painéis, legendas, definições de cores e contrastes dos elementos de comunicação escrita e através de imagens (fotos). Mas o design gráfico não trata do desenho da planta da exposição, da definição dos percursos e da narrativa expositiva, por exemplo. Esses são atributos do design de exposições.

O design de exposições inclui também o desenho de todos os elementos necessários para colocar em prática a exposição: percursos, suportes, cenografia, iluminação, recursos audiovisuais e demais formas de comunicação com o visitante, além do design gráfico.

Desvallés, quando criou o termo expografia, não falou sobre o design de exposições mas, por suas definições gerais e abrangência, podemos considerá-lo como termo análogo à expografia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s