Museus e obras em tempos de guerra

a-louvre-5

Procurando o que tem de interessante acontecendo pelo mundo encontrei uma antiga reportagem que mostra o que aconteceu com o Louvre durante a II Guerra Mundial. O Museu, esvaziado, teve as suas obras devidamente encaixotadas e estas viajaram pelos castelos da França, sendo escondidas e mudando de lugar com frequência.

a-louvre

Lembro-me de ter visto uma exposição no castelo de Chambord sobre as obras de arte que foram escondidas e viajavam em caixas de madeira apenas com 1, 2 ou 3 bolas vermelhas, que mostravam a importância de cada obra. Interessante perceber que durante a II Guerra, existem pessoas dedicadas e preocupadas em guardar a memória do passado para as gerações futuras, mostrando a esperança de que esse futuro realmente vai existir.

Outro relato interessante é o livro que originou o filme “Caçadores de Obras Primas”. Já traduzido para o português, o livro relata a experiência de um grupo dedicado a descobrir onde estavam as obras que Hitler pilhou de judeus e museus e escondeu.

“Os Monuments Men eram um grupo de homens e mulheres de 13 nações, quase todos apresentando-se como voluntários para servir na recém-criada seção Monu- ments, Fine Arts, and Archives, ou MFAA. Os primeiros, em sua maioria, tinham expe- riência como diretores de museus, curadores, estudiosos e professores de arte, artistas, arquitetos e arquivistas. A descrição de sua tarefa era simples: salvar o máximo possível da cultura da Europa durante os combates.” é um trecho do livro que pode ser visto parcialmente em: http://www.rocco.com.br/admin/Arquivos/LivroTrecho/b41e6eb6-9093-437f-a294-f977b0ada5c6Trecho.pdf

Mais sobre as obras do Louvre em: http://www.conexaoparis.com.br/2012/12/21/museu-do-louvre-durante-segunda-guerra-mundial/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s