Porque as pessoas não vão as exposições?

oca_por_fora2

Nada mais frustrante do que dar de cara na porta de uma exposição! Não é?

Especialmente em São Paulo, onde já é tão complicado ir a alguma. Todo o processo de saída de casa e chegada a exposição sempre é um pouco traumático. Seja de ônibus, metrô ou carro, sempre temos alguns transtornos como lotação do transporte coletivo, assaltos, trânsito de algumas horas, flanelinha querendo estacionar o carro ou ainda um estacionamento que custa os olhos da cara.

Certa vez, saindo de uma exposição de luminárias na FAAP, um flanelinha – que na entrada não existia – me seguiu e quando entrei no carro começou a me ameaçar. Demorei algum tempo para perceber que aquela pessoa bem vestida que gritava: “Quem agora não quer que você pare o carro aqui sou eu! Vou furar os quatro pneus do seu carro!” era na verdade um flanelinha da região que caiu do céu me ameaçando.

Talvez esse seja um dos fatores que dificultam a ida a uma exposição. Pior que isso é quando você vence a barreira da má vontade de enfrentar essas dificuldades e vai, mas não consegue ver a desejada exposição.

Foi o que aconteceu comigo neste domingo. Resolvi ir uma exposição na Oca. Uma conhecida revista anunciava que a tal estaria aberta até as 19h00. Chegando lá, as 17:05 o guardinha não nos deixa entrar: fecha as 17:00. “Ué, mas eu li na revista que está aberta até as 19:00..”. “Pois é, eles erraram feio nisso aí… fecha as 17:00”.  Não sei se existe algum termo mais adequado do que frustrante….

Isso me lembrou uma questão levantada pela Marília Xavier Cury na sua disciplina “Comunicação e Expografia” no programa de pós graduação da USP Interunidades em Museologia: Porque as pessoas não vão as exposições?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s